index. humanity

Umn:

To think what we are doing

Vanessa Vilela

Aplicação para dispositivos móveis

Tudo aquilo que não conseguimos ver foge ao nosso controlo e o nosso comportamento online não é exceção. Respondemos a estímulos que nos guiam para uma utilização constante dos dispositivos móveis, encarados como uma extensão de nós mesmos ou mediadores entre espaços físicos e virtuais. Tendo ainda em conta as lógicas vigentes da economia da atenção, onde assistimos a uma competição desenfreada entre indivíduos e organizações para ganhar o nosso tempo útil, Umn procura tornar visível um percurso que é naturalmente ignorado: o tempo que um utilizador comum dispende em dispositivos digitais. 

 

Enquanto medidor de comportamento digital, Umn pretende provocar uma reflexão individual ao aludir à efemeridade da vida humana e à importância de realizar escolhas conscientes. Deste modo procura ser um contributo à questão: Será que conseguiremos adoptar um comportamento online mais consciente, através da afirmação de uma visão pessoal, que nos consiga manter mais humanos?

 

A aplicação fornece dados em tempo real relativos ao tempo despendido em frente ao ecrã e ao número de desbloqueios do dispositivo. Confronta ainda o utilizador com o tempo que lhe resta de vida, sempre que os seus limites de utilização começam a ser ultrapassados. Ao estabelecer limites diários de consumo, definir metas e apresentar uma perceção geral do progresso, a aplicação promove a adoção de um comportamento mais consciente, fazendo com que o recurso à tecnologia seja uma escolha em vez de uma simples resposta a um estímulo.