index. ethics

I-agree.

Política — dados

Tharine Santana

Página Web

I-agree expõe a política de dados do Facebook e propõe uma reflexão acerca da forma como nos tornámos utilizadores impotentes perante imensos e inegociáveis acordos.

 

Atualmente, existem centenas de organizações com acesso a largas quantidades de dados relativas a utilizadores do Facebook. Essa informação pode ser recolhida e manipulada incorretamente, como foi recentemente provado pelo caso Cambridge Analytica, empresa que usou indevidamente dados dos utilizadores para influenciar a campanha presidencial americana que deu a vitória a Donald Trump.

 

O projeto demonstra que apesar de política e democracia exigirem transparência, os modos de apresentação das políticas de dados de algumas destas plataformas minam este conceito, quando proporcionam ao utilizador uma quantidade extensa e desinteressante de termos que, na grande maioria dos casos, impede um consentimento consciente. Como comentário crítico, i-agree propõe um desafio simples — a edição dos conteúdos da política de dados do Facebook, tendo em conta princípios básicos de simplificação e legibilidade da linguagem (textual e visual).

Ver projeto