index. fiction

Nox Company —

Sky in your hands

Tiago Mindrico

Instalação

A poluição luminosa afeta várias dimensões do ecossistema e das nossas vidas, sendo a impossibilidade de observar o céu noturno o fenómeno mais visível e reconhecível pela generalidade da população mundial. A Nox Company nasceu para dar uma resposta a este problema, possibilitando a qualquer indivíduo a observação das estrelas no conforto do seu lar.

 

Aliando tecnologia de ponta para a captação espacial do céu à sofisticação do design do produto, Nox Company oferece uma variedade de artefactos personalizáveis – em escala, material e representação –, tudo para lhe disponibilizar um “pedaço” de céu noturno sem interferências da poluição. A empresa acredita que, desta forma, está a contribuir para uma perpetuação do Humano, da sua história, reinventando e atualizando os seus costumes e experiências a novas realidades.

 

O design especulativo tem como premissa oferecer uma visão sobre um futuro possível, e usá-la como ferramenta para entender melhor o presente e discutir que tipo de futuro queremos, ou não queremos. O projeto Nox Company descreve um futuro distópico onde as estrelas deixaram de poder ser contempladas e uma empresa decidiu monopolizar este fenómeno. Nox Company resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço com a Belas Artes da Universidade de Lisboa.